quinta-feira, 25 de março de 2010

Um conto anatômico

Era uma vez um osso sesamóide.
Ele estava em perigo. Um tendão horrível o prendia em suas fibras enormes e não deixava o pobre sesamoidezinho sair. Só havia um jeito de fugir daquela terrível prisão: pedindo ajuda!
- Socorro, socorro. Quem poderá me salvar?
Até que, finalmente, alguém gritou:
-Eu, o Tubérculo 'super'-glenoidal!!!
Ahá, nem tudo estava perdido para o pequeno osso curto. Ou será que estava?
Aquela projeção fez de tudo para salvar o osso que dá eficácia aos movimentos, mas não deu conta de livrá-lo das fibras terríveis de um simples tendão.
E com aquele fusuê todo, o resto do corpo já não aguentava mais.
Foi então que uma pequena parte de um osso do apêndice superior entendeu tudo o que estava acontecendo. E explicou:
-Deixem-me falar! Eu tenho a solução. Sesa, será que esse não é o seu lugar? Como disso o nosso querido e ilustríssimo narrador, você é um osso que auxilia na função motora. O tendão também age na mesma função. Portanto, esse é o seu lugar. Você deve permanecer aí para sempre, assim como eu fico aqui e o Supra-'super' fica lá.
-Você só diz isso porque é amigo do tendão.
-Imagina, graças ao tendão eu não pude crescer como o resto do osso ao qual eu pertenço.
Isso fez com que o osso curto entendesse que ali era o seu lugar.
Com a fabulosa e magnífica explicação daquele afundado, todos compreenderam o que realmente se passava.
Já que todos tinham entendido tudo, já que tudo estava resolvido, o fusuê corporal acabou. E todos agradeciam gritando:
-E viva o Sulco do Tendão do Músculo Extensor Ulnar do Carpo!!!

Nenhum comentário: